Corpographie é uma pesquisa científica realizada entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil, Escola de Ciência da Informação) e a Universidade Paris Est (Equipe Céditec, Ciências da Linguagem). Este estudo pretende definir, discutir e evidenciar a escrita do corpo no espaço e a inscrição do espaço no corpo, através da análise gestual do movimento de improvisação em dança contemporânea em espaços públicos distintos. Para tanto convida bailarinos residentes na América do Sul ou Europa, a realizarem vídeos, de aproximadamente 3 minutos, em um espaço público à escolha, desde que seja na cidade onde o participante habita atualmente.
6/09/2011
Como participar?
A pesquisa conta com três etapas simples:
- A primeira consiste no preenchimento de um breve formulário de participação on line, que tem como intenção recolher dados que nos permitam traçar o perfil dos participantes e, com isso, selecioná-los.
- A segunda etapa trata da gravação do vídeo no espaço acordado entre participantes e pesquisadores, bem como seu registro em um canal do you tube. Essa etapa deverá ser realizada pelo bailarino(a) de tal forma, ele(a) precisará ter acesso a tais recursos técnicos, como câmera de gravação e computador. No entanto, o vídeo não precisará ser editado e não será exigida uma alta qualidade técnica, importa-nos o registro fiel da improvisação e, portanto, o aspecto “caseiro” do vídeo será bem vindo.
- A terceira etapa será responder a um questionário que será enviado após a finalização da gravação dos vídeos.
Quem pode participar?
Entenda o perfil dos bailarinos que procuramos para contribuir com nossa pesquisa:
- Que tenham disponibilidade e interesse pelo tema da pesquisa;
- Que sejam profissionais ou não;
- Que tenham alguma experiência em improvisação em dança contemporânea;
- Que sejam de qualquer idade e sexo;
- Que morem atualmente em países da América do Sul ou Europa;
- Que falem uma destas quatro línguas: português, inglês, espanhol ou francês;
- Que possam dançar em um espaço público da cidade onde mora;
- Que possam fazer o registro da improvisação em vídeo e postá-lo no you tube;
- Que sigam corretamente as orientações da pesquisa;
- Que tenham fácil acesso a internet para estar em contato conosco
Quais os recursos financeiros da pesquisa?
Atenção, esta é uma pesquisa universitária que não conta com recursos financeiros destinados a sua realização prática, de forma que os participantes não serão remunerados pela atividade ou receberão algum tipo de ajuda de custo. Trata-se de uma contribuição não remunerada, mas devidamente certificada
Sobre divulgação, créditos e certificados
As imagens dos vídeos serão utilizadas exclusivamente para os fins da realização e divulgação da pesquisa. Além da tese que será escrita, pretende-se elaborar um site como resultado final dos registros, onde estarão dispostos todos os vídeos analisados. Será emitido em nome de cada bailarino um certificado internacional de participação na pesquisa, provavelmente enviado via email. Toda exibição dos vídeos estará atrelada aos créditos devidos a cada participante.
Assinar:
Postagens (Atom)